1 ano de atuação na Escola Estadual Pedro Costa: confira os avanços 

Veja os resultados do primeiro ano de atuação na escola localizada na zona norte de São Paulo, na parceria entre Instituto SYN e Parceiros da Educação

Confira os avanços conquistados na E.E. Pedro Costa no último ano da nossa parceria

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o Brasil ainda tem quase 10 milhões de pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler nem escrever. ​​ 

A falta de acesso à educação de qualidade, a desigualdade social e as barreiras linguísticas, como a falta de material educacional na língua materna, dificultam o processo de aprendizagem. ​ 

Aqui no ISYN, estamos realizando um programa de longo prazo para evolução escolar, em parceria com a Parceiros da Educação. Estamos atuando desta vez com a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, que fica no entorno do Shopping D.  

Confira no vídeo abaixo alguns dos resultados que já obtivemos desde 2023, quando iniciamos o projeto na E.E. Dep. Pedro Costa. 

Dia da Escola (E.E. Pedro Costa)

Depoimentos 

A diretora Janaína Freire destaca a importância da parceria para a escola, localizada na zona norte de São Paulo.

“A parceria proporcionou que nós tivéssemos a nossa sala de informática, que nós não tínhamos. Depois disso entraram com o MEN10, que foi excelente para o aprendizado dos nossos alunos em matemática e português e também propiciando a eles novas estratégias para executar suas tarefas, isso foi excelente”.  

Ela conta também que a parceria permitiu colocar em prática projetos para o qual faltava verba. “Xadrez, atletismo, horta, culinária, entre outros projetos que a gente sempre estava fazendo através da parceria. E também teve as aulas com os professores, a formação em ATPCG, a formação da gestão. Os resultados da nossa escola foram maravilhosos”, analisa.  

Izaíde Roseli Sérgio, Professora do 5º Ano, também avalia positivamente esse período.

“Para mim, os parceiros foram uma nova ideia que precisou ser planejada, organizada e trabalhada para ajudar no melhor potencial dos meus alunos. Eles desenvolveram, eu também, e em todos os outros aspectos nos quais a escola conseguiu ter mais apoio, em materiais, nas nossas oficinas, nos nossos projetos”.

E ela ainda resume: “Essa parceria que nós tivemos durante o ano nos proporcionou um melhor trabalho, um melhor engajamento e um trabalho muito legal com nossas crianças”.  

Por fim, o professor e coordenador Leonardo Alcântara, enfatiza como exemplo um dos projetos inseridos ao longo do ano: o de xadrez.

“O xadrez foi sensacional, as mesas, o espaço, a questão do ambiente onde as crianças participam e fazem as aulas, os jogos de tabuleiro, todos os materiais. Essa parceria é fundamental para o nosso desenvolvimento”. 

Acesse e siga o ISYN: