Instituto SYN contribui para o diálogo nacional no 7º Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo da Aliança Empreendedora

O Instituto SYN marcou presença no 7º Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo, evento realizado pela Aliança Empreendedora em Brasília. O objetivo foi somar forças a um importante debate sobre o futuro do empreendedorismo de base popular no Brasil, ao lado de diversas entidades, especialistas e representantes governamentais.
Impacto, inclusão e inovação para microempreendedores
Durante o Fórum, foram abordados temas que impactam diretamente a vida dos microempreendedores. Entre os pontos de destaque, discutiu-se: a necessidade de avaliação de impacto eficaz das políticas de crédito; a importância de facilitar o acesso a mercados para pequenos negócios; e o potencial do empreendedorismo verde e de impacto socioambiental.
Debates sobre a integração da tecnologia e inovação no cotidiano dos empreendedores e a criação de jornadas de crédito mais justas para mulheres e pessoas negras também foram centrais.
A inclusão das juventudes no cenário empreendedor, o desenvolvimento de estudantes empreendedores e a otimização da compreensão do trabalho informal dentro do Cadastro Único foram outras pautas relevantes. O consenso sobre a importância de aliar crédito com capacitação para o sucesso das iniciativas de fomento ao empreendedorismo foi um dos pontos altos.
Soluções colaborativas
O evento contou com a participação de diversas autoridades governamentais, reforçando o compromisso do Estado com o setor. Entre os presentes, destacaram-se Ministros como Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Marcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Pequeno Porte), e a Ministra Substituta Eutália Barbosa (Mulheres), além de outros secretários e diretores. Essa presença plural reforçou a natureza colaborativa do Fórum na busca por soluções.
“A participação do Instituto SYN nesse importante evento nacional, promovido pela Aliança Empreendedora, reforça nosso compromisso em acompanhar e contribuir com os debates que moldam as políticas públicas. Ao nos unirmos a outras vozes relevantes, o Instituto SYN busca assegurar que as necessidades e perspectivas dos microempreendedores sejam consideradas na construção de um ambiente de negócios mais justo e promissor para todos”, considera o analista de responsabilidade social do Instituto SYN, Alexandre Nunes.