Realidade Empreendedora: 2ª edição promove capacitação com foco em tecnologia

 Nesta segunda parte, as aulas do curso são voltadas para conteúdos como tecnologia, e-commerce, marketing digital e produção de conteúdo. Os participantes também aprendem sobre planejamento, finanças e formalização de empresas. Ao todo, as aulas e a mentoria coletiva e em dupla totalizam aproximadamente 5 meses.

Capacitação online

Os encontros acontecem duas vezes por semana, sempre pela manhã, via videoconferência. A coordenadora de desenvolvimento de projetos da Associação Aventura de Construir, Raquel Simão, conta que, inicialmente, o curso foi planejado para acontecer de forma presencial. “Antigamente, nossas aulas eram mais longas e semanais, mas identificamos a necessidade de adaptar esse formato para o digital, o que deixou tudo mais fluido”, explica.

Segundo ela, foi preciso criar condições para proporcionar um espaço seguro de aprendizado, ainda mais no ambiente e contexto atual. “A gente costuma abrir a sala mais cedo para incentivar a interação, utiliza metodologias diversas e participa com eles. Não queremos só despejar os conteúdos, queremos trazer um lado humano, que deixe o curso mais atrativo e atender às necessidades”, completa a coordenadora. 

Flexibilidade de cronograma e distribuição dos conteúdos

Antes de efetivamente iniciar a formação, os alunos respondem um questionário que ajuda a Associação a nortear o cronograma de aulas. O foco em tecnologia, por exemplo, foi identificado a partir de conversas com os alunos e pesquisa prévia. Ao longo da capacitação, eles avaliam os conteúdos semanalmente e, ao final, participam de outra enquete para mensurar a evolução individual de cada um.

O consultor e responsável direto pelo “Realidade Empreendedora”, William Freire, reforça a importância da flexibilidade para o aprendizado da turma. “A gente vai se ajeitando para oferecer conteúdos que realmente façam sentido para eles, como os tutoriais de acesso a ferramentas digitais. É um processo, até que chega o momento em que eles conseguem assimilar os conteúdos e se tornam, de fato, protagonistas”, comenta. 

Para ele, promover o autoconhecimento é um dos principais objetivos do projeto. “Queremos que eles possam se autoconhecer, não só no sentido de saber quem são, mas também de saber a quem podem recorrer e o que são capazes de fazer. Nosso desejo é que eles coloquem em prática e multipliquem os conhecimentos em casa e no bairro. Uma vez que a gente se conhece, a gente consegue praticar e compartilhar isso com os outros”, complementa William.

Público

O público beneficiado pelo projeto é formado, em sua maioria, por mulheres. Elas representam mais de 80% da turma. Devido ao formato online, o curso reúne microempreendedores de 11 estados brasileiros.

A coordenadora de desenvolvimento de projetos da Aventura de Construir destaca a importância da parceria com o Instituto SYN para a realização do projeto durante a pandemia. “É uma parceria fantástica. Somos muito gratos pela confiança na continuidade do projeto e pela participação do ISYN. Esse contato próximo com os empreendedores possibilita uma troca muito potente”, pondera Raquel. 

Já a analista de responsabilidade social do Instituto, Grasiela Caldeira, fala sobre o impacto positivo de projetos como o “Realidade Empreendedora”. “Quando ajudamos uma pessoa a se desenvolver por meio do empreendedorismo, provocamos um efeito muito grande no todo. O microempreendedor transforma a própria vida e, consequentemente, a vida da família e do entorno onde ele vive. Com isso, a sociedade cresce e se transforma também”, finaliza.

 

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