Loja Colaborativa Junto & Misturado: histórias do Shopping Cidade São Paulo – 2a parte
O Instituto SYN, em parceria com o Sebrae SP e o Instituto Ecoar, segue promovendo o programa de Lojas Colaborativas Junto & Misturado nos shoppings Cidade São Paulo, Grand Plaza e Tietê Plaza. A ação oferece a 56 microempreendedores(as) e a oportunidade de criar e gerenciar seu próprio negócio por seis meses, com a orientação do Sebrae na capacitação inicial e a gestão contínua do Instituto Ecoar.
Hoje apresentamos mais 6 histórias inspiradoras de empreendedoras da Loja Colaborativa do Shopping Cidade São Paulo.
Confira a seguir, os desafios superados, aprendizados adquiridos e os sonhos que continuam a se concretizar.
Do hobby ao empreendedorismo
Vanessa Pereira de Farias Oliveira, de 43 anos, transformou seu hobby em profissão. Desde 2021, ela trabalha com pintura artesanal em peças de MDF e estátuas de gesso. Após decidir sair do emprego CLT e se dedicar ao artesanato, Vanessa revela que sempre quis tornar isso o seu principal foco.
“Meu grande sonho sempre foi viver do artesanato e ter uma renda sustentável”, conta.
Entre seus produtos de maior sucesso estão as estátuas de Santos Católicos e figuras espiritualistas. Destaque para as imagens de Aparecida, que são muito procuradas como opções de presentes.
Apesar de nunca ter planejado empreender, a oportunidade de participar da Loja Colaborativa foi um marco para Vanessa.
“Essa chance me ajudou muito a alcançar meu objetivo de profissionalizar o artesanato. Estou muito feliz com os resultados, principalmente com o impacto nas minhas redes sociais e as vendas. Além, claro, de ver meu trabalho sendo apreciado em várias partes do mundo”, afirma Vanessa.
Para quem tem medo de empreender, ela deixa uma dica: “Arriscar pode ser assustador, mas também pode ser o primeiro passo para realizar grandes sonhos”.
Acompanhe Vanessa nas redes sociais: @vanpereira_artecriativa
Entendendo como empreender na prática
Com 61 anos, Marcia Morganti Maiorino tem 38 anos de experiência no mundo das artes. Começou aos 23 anos de idade, fazendo decoração para festas infantis. Ao longo do tempo, se aventurou na pintura, costura criativa e ensino de artesanato. “O que mais me motivou foi poder estar perto do meu filho”, relembra.
Hoje, seus principais produtos são as bolsas e mandalas, que conquistaram um público fiel.
“Foi por gostar muito do que faço e por necessidade que comecei. Hoje, entendo melhor o que é empreender”, conta Marcia, que revela ter se encantando com a experiência na Loja Colaborativa: “No início, não imaginava que seria tão bom. Agora, não queria que acabasse”.
Para quem tem insegurança em empreender, ela deixa um conselho simples: “Acredite, confie e coloque amor no que faz!”
Conheça as artes de Márcia: @marciamaiorino
Cultura empreendedorismo e tradição celebrando as raízes
Vanessa Ferreira Machado (de 45 anos de idade) é a criadora da Artesanatos Zoraide, uma marca que une arte, cultura e tradição. Atuando na Loja Colaborativa do Shopping Cidade São Paulo, Vanessa encontrou no empreendedorismo uma forma para expressar sua criatividade e celebrar suas raízes.
“Eu trabalho com artesanato há quatro anos e abri a empresa em 3 de março de 2023”, conta Vanessa, que decidiu deixar seu trabalho CLT e focar no empreendedorismo ainda na pandemia
Dedicada a pintura de peças em gesso e MDF, Vanessa ressalta que suas criações refletem não apenas beleza estética, mas também um profundo significado cultural: “Trabalho principalmente com temas de religiões de matriz afro-brasileira”.
Para ela, a Loja Colaborativa é uma oportunidade para crescer e aprender.
“Quero entender o funcionamento de uma loja colaborativa, avaliar a venda dos meus produtos em um ambiente de shopping e conhecer pessoas para, no futuro, formar colaborativos”, complementa Vanessa.
Para quem deseja começar um negócio, Vanessa deixa um conselho inspirador: “Inicie, tente, se prepare, volte a estudar e tenha a mente aberta que provavelmente dará certo”.
Para acompanhar o trabalho de Vanessa e apoiar o empreendimento, siga o perfil no Instagram: @artesanatoszoraide.
Arte, religião e empreendedorismo
Ivonete de Souza Carraro, de 67 anos, iniciou sua jornada no artesanato em 2001, após decidir deixar o mundo corporativo. Porém, foi apenas em 2021 que ela oficializou seu negócio.
“Sempre sonhei em ter meu próprio negócio, mas também foi por necessidade”, conta ela, que se dedica a criar santinhos e orixás em crochê. Suas peças são cuidadosamente confeccionadas após pesquisa histórica e iconográfica, garantindo respeito à diversidade religiosa.
A experiência na Loja Colaborativa do Shopping Cidade São Paulo foi muito positiva para Ivonete. “Esperava por uma nova oportunidade, mas tive que sair por motivos de saúde”, relembra.
Para quem está começando, mas ainda tem insegurança, Ivonete reforça: “É preciso ser perseverante, enfrentar os obstáculos e nunca desistir do seu sonho”.
Acompanhe Ivonete e conheça o seu trabalho: @mimosdaivonete
Necessidade se transformando em sonho
Aos 35 anos, Mayara Ferreira transformou a paixão por acessórios em um negócio promissor. Há dois anos, ainda durante a pandemia, ela iniciou sua marca, que combina prata, banhos especiais, pedras naturais e técnicas de macramê. “Vi uma grande procura nesse segmento e decidi apostar”, relembra.
Entre seus produtos mais vendidos estão as pulseiras de pedras naturais (feitas com fio de silicone) e as chokers multifacetadas, feitas com corrente extensora em aço inox e fecho em prata.
Mayara começou a empreender por necessidade, mas rapidamente percebeu o potencial do negócio. Hoje, ela sonha alto: “Quero que minha marca cresça e que eu continue aprendendo e evoluindo como empreendedora”.
Para quem tem insegurança, Mayara compartilha sua experiência: “O medo paralisa, mas só depende de você para superar. Fiz o curso Empretec do Sebrae e descobri que era possível. Então, se estiver com medo, vá com medo mesmo!”.
Na Loja Colaborativa do Shopping Cidade São Paulo, Mayara espera divulgar sua marca, aumentar as vendas e viver a experiência de ter uma loja física.
Conheça o trabalho de Mayara no Instagram: @mayferreiraacessorios
Empoderamento e cultura Afro
Aos 28 anos, Luana Paião fundou a Loja Chave Preta (ativa há três anos) com o objetivo de enaltecer a cultura afro e conectar as pessoas à rica herança ancestral africana. “Cada tecido carrega uma história única e significativa”, esclarece.
A loja oferece produtos autênticos como roupas afro, bolsas, brincos e colares, turbantes e faixas de cabelo. Todos os itens criados por Luana celebram a beleza e a diversidade da cultura africana.
Luana sempre sonhou em criar algo que unisse sua paixão por moda e a cultura. “Quero que minha marca seja um reflexo da rica cultura africana, com peças que sejam bonitas e significativas”.
Para ela, a experiência na Loja Colaborativa tem sido incrível e a estimulou com as possibilidades para o futuro da Loja Chave Preta.
“Ver meus produtos sendo apreciados por pessoas de todas as partes do mundo é indescritível”, comenta Luana, que destaca o apoio da comunidade empreendedora no espaço.
Por fim, Luana deixa uma dica poderosa: “Seu sonho não precisa ser perfeito, apenas precisa ser seu. Acredite nele e em você mesmo”.
Conheça todos os produtos vendidos na Loja Chave Preta: @lojachavepreta
Impulsionando sonhos com as Lojas Colaborativas
Projetos como o Junto & Misturado demonstram como iniciativas de apoio e capacitação podem transformar vidas, oferecendo oportunidades para que talentos ganhem visibilidade, alcancem novos públicos e amadureçam como negócios.
Cada história apresentada reforça a importância de fortalecer essas ações, que não apenas estimulam o empreendedorismo, mas inspiram um impacto positivo em toda a comunidade.