Especial Empreendedorismo 50+: novos ofícios

O Instituto SYN está apresentando histórias de empreendedoras que inspiram. De acordo com números da Receita Federal em 2023, foram criadas 2,619 milhões de MEIs no país. O que dá, em média, 7,2 mil aberturas ao dia. Por necessidade ou recolocação profissional, o fato é que o número de empreendedores cresceu muito ao longo dos anos.

O Instituto SYN entende a importância da qualificação para empreendedores e também de abrir as portas para quem está começando um novo negócio. Por isso, em parceria com o Sebrae SP e o Instituto Ecoar desenvolveu o programa Mulheres Solidárias, que oferece capacitação gratuita para mulheres que sonham em empreender e vivem no entorno dos shoppings administrados pela SYN. Após toda a jornada, as empreendedoras com os projetos que mais maturaram ao longo da capacitação são convidadas a trazer seus produtos para comercializar no shopping, para vivenciar na prática o empreendimento.

Vamos conhecer, a partir de agora, cinco histórias que inspiram empreender e que estão com produtos à vendas nas lojas colaborativas Junto & Misturado. As empreendedoras dessa edição estão localizadas nos shoppings Tietê Plaza, Grand Plaza e Cidade São Paulo

 

Paixão pelo artesanato

 

Teresa Cristina dos Santos Couto – Empreendedora da Loja Colaborativa Tietê Plaza Shopping

Teresa Cristina dos Santos Couto, uma mulher de 59 anos, é a talentosa artesã por trás de bijuterias e acessórios únicos feitos de cerâmica plástica. Esse material leve e à prova d’água é a base de suas criações, todas completamente artesanais, que ganham vida na loja colaborativa do Tietê Plaza.

Teresa sempre teve uma paixão pelo artesanato e criava peças para seu próprio uso. No entanto, quando se viu excluída do mercado de trabalho, decidiu empreender com base em suas habilidades. Para ela, empreender significa usar seu talento para não apenas transformar sua própria vida, mas também a vida de outras pessoas, gerando renda e oportunidades.

O projeto da Loja Colaborativa teve um impacto significativo na vida de Teresa. Em um momento em que seu marido também enfrentou o desemprego, o artesanato se tornou a única fonte de renda da família. Sua participação na loja aumentou suas vendas, proporcionando um pouco mais de tranquilidade. No entanto, há uma ponta de tristeza quando ela pensa que o ciclo desse grupo de empreendedores na loja colaborativa tem prazo para acabar, para dar oportunidade a novos empreendedores.

Teresa tem um sábio conselho para as novas gerações: perseguir seus objetivos incansavelmente, mesmo quando as circunstâncias parecerem difíceis. Não desista e sempre dê o seu melhor, pois cada esforço pode levar a grandes conquistas.

Conheça suas peças em @byteresa.bijouterias

 

Autonomia, valorização e segurança em empreender

 

Simone Moura Pinto – Empreendedora da Loja Colaborativa Tietê Plaza Shopping

Simone Moura Pinto, aos 53 anos, é uma presença notável no Tietê Plaza. Na loja colaborativa, ela se dedica à criação de bolsas e acessórios que seguem as tendências de modelos e cores atuais, buscando uma linha jovem, adequada para o dia a dia, com toques de elegância e praticidade.

Ela é uma prova viva de como as oportunidades de trabalho para pessoas com mais de 50 anos podem ser limitadas, o que a levou a considerar o empreendedorismo como uma alternativa. Simone pensou a longo prazo e reconheceu que teria mais dificuldades em encontrar e se manter em uma empresa que, muitas vezes, substitui seu quadro de funcionários por pessoas mais jovens. Além disso, sempre nutriu o desejo de trabalhar por conta própria e colocar em prática o que mais gostava.

Para Simone, empreender significa colocar em prática sua atividade assumindo riscos. Ela vê o empreendedorismo como um desafio que requer coragem, pois envolve a necessidade de planejar, tomar decisões e trabalhar sem garantias absolutas de sucesso, confiando na própria capacidade.

O projeto da Loja Colaborativa teve um impacto profundo em sua vida. Além da oportunidade de expor seus produtos, ele lhe deu a coragem para enfrentar todos os desafios do empreendedorismo. A vitrine da loja colaborativa proporcionou a Simone autonomia, segurança e valorização. Ela mergulhou em sua própria história e sente um crescente orgulho de si mesma a cada dia. Para ela, esse projeto chegou em um momento da vida em que coroou vários sonhos ao mesmo tempo.

Para as novas gerações, Simone deixa uma mensagem poderosa: acreditem em seu próprio potencial e não tenham pressa. O tempo cuida de seguir seu curso. Sejam corajosos, cultivem a curiosidade e busquem constantemente se aprimorar. Estejam atentos às oportunidades que a vida oferece e pratiquem a gratidão.

Você pode conhecer mais sobre o trabalho de Simone em seu Instagram: @mm.monemone.

 

Aprendizado e crescimento constante

Roberta Esperanza Ucci – Empreendedora da Loja Colaborativa Tietê Plaza Shopping

Roberta Esperanza Ucci é uma vibrante mulher de 55 anos que está fazendo a diferença na loja colaborativa do Tietê Plaza. Seu foco principal são os jogos infantis e pedagógicos, confeccionados com feltro e tecido, repletos de cores vivas para tornar o manuseio e o reconhecimento das peças uma experiência alegre e educativa.

Ela enfrentou o desafio comum de encontrar oportunidades de trabalho após os 50 anos, e sua jornada rumo ao empreendedorismo começou como uma forma de complementar sua renda enquanto trabalhava como funcionária pública por 32 anos. Após se aposentar, ela se viu em uma estação diferente no trem da vida, observando os outros continuarem a viagem, e decidiu embarcar em uma nova aventura no Tietê Plaza.

Para Roberta, empreender é mais do que apenas enfrentar desafios; é uma fonte de prazer, aprendizado constante e crescimento pessoal. Sua participação na loja colaborativa proporcionou insights valiosos sobre os melhores momentos para investir, as fases de consumo e as preferências da comunidade onde trabalha. Além disso, ela aprendeu a usar planilhas e agenda de forma eficiente.

Ela deixa um recado inspirador para os leitores: “Eita que os sonhos podem ser realizados, mas demanda muiiito trabalho e dedicação. ‘Você só terá aquilo que nunca teve se fizer aquilo que nunca fez’”. Se você quiser conhecer mais sobre o trabalho de Roberta, pode segui-la no Instagram: @robertaucci.

 

Empreender continuamente

Patrícia Moresco – Empreendedora da Loja Colaborativa Tietê Plaza Shopping

Patrícia Moresco, com 51 anos de idade, está atualmente expondo sua variedade de produtos no Tietê Plaza. Ela se dedica à sublimação e é responsável por criar suas próprias artes. Seu leque de produtos inclui canecas, almofadas, camisetas, bonecos “pinta e lava”, azulejos e porta-copos. Além disso, Patrícia também confecciona pesos de porta e mochilas, saco com costura criativa e realiza decupagem em MDF.

Patrícia tem mais de uma década de experiência no mundo do artesanato, e formalizou seu negócio em 2016. Durante esse período, ela tentou diversas vezes se dedicar integralmente ao empreendimento, mas por vezes retornava ao mercado tradicional. No entanto, agora ela está se organizando de forma mais eficiente para que sua jornada empreendedora seja um sucesso contínuo.

Para Patrícia, empreender é investir seu tempo e competências em um negócio com o propósito de gerar lucro e satisfação pessoal. A participação na loja colaborativa está transformando sua visão de negócio, trazendo-lhe grande felicidade e gratidão por fazer parte dessa oportunidade única que ela nem sequer imaginava.

Sua dica de ouro para outros empreendedores é simples e poderosa: Acredite nos seus sonhos e nas suas habilidades!

Você pode conferir seus produtos em seu Instagram: @artemiss.artes.

 

Criar algo novo e diferente

Lea Maria Alvarenga de Oliveira Pinto – Empreendedora da Loja Colaborativa no Grand Plaza

Lea Maria Alvarenga de Oliveira Pinto, aos 58 anos, é uma empreendedora que atua no Grand Plaza. Ela é especializada na criação de brinquedos educativos confeccionados em feltro ou madeira, cada um deles projetado com uma finalidade específica para auxiliar no desenvolvimento de várias habilidades. Cada brinquedo é recomendado para uma faixa etária específica.

Ela sempre nutriu o desejo de empreender, e após se aposentar como professora, finalmente teve a oportunidade de realizar esse sonho e ajudar as pessoas. Para ela, empreender significa realizar algo enquanto se realiza, recebendo recompensas por isso. É a oportunidade de criar algo novo e diferente.

A experiência no quiosque colaborativo no shopping teve um impacto significativo em sua perspectiva. Lea passou a frequentar o shopping, mesmo que isso não fosse algo com que estava familiarizada anteriormente, e começou a enxergá-lo de maneira diferente. Ela percebeu que estar no shopping não é garantia de vendas, mas sim a oferta de algo único e acessível que não se encontra em qualquer lugar. Ela também conheceu pessoas cheias de ideias e ambições semelhantes as dela, todas desejando o sucesso. Trabalhar na loja colaborativa, com colegas como sócias, foi uma experiência maravilhosa que ensinou a importância do respeito mútuo. Lea também notou que suas vendas aumentaram desde que entrou no shopping.

Sua dica valiosa para quem está começando é conhecer os produtos de suas colegas, pois as vendas são impulsionadas quando você compreende bem o que está vendendo. Ela também enfatiza a importância da união e da colaboração entre empreendedoras, pois uma pode ser fundamental para o sucesso da outra.

Você pode conhecer mais sobre o trabalho de Lea Maria Alvarenga de Oliveira Pinto no Instagram: @cridu_br.

 

Leia também: