Conheça a história de Tati Spazziano, empreendedora da loja colaborativa
“Eu tinha uma máquina de costura em casa. Comecei a comprar algumas coisas e a fazer pra minha bebê. Fui aprender a costurar e tudo era voltado pra bebês. Eu tinha quatro amigas que ficaram grávidas de meninas e elas também queriam os meus produtos. Eu acabei fazendo pra elas e aí resolvi montar um Instagram. A coisa deu certo sem querer.” revela a empreendedora.
Após um início dificultoso, Tati Spazziano não desistiu e hoje é uma das empreendedoras participantes da Loja Colaborativa no Tietê Plaza.
O projeto é apoiado pelo Instituto SYN em parceria com o Sebrae e tem o objetivo de beneficiar os(as) empreendedores(as) contemplados(as) com um ponto comercial que dispensa o valor de aluguel.
Novos desafios e novo público: o propósito é não desistir!
Após receber o e-mail do Sebrae relatando sobre o projeto da Loja Colaborativa, Tati decidiu se candidatar. Conforme o tempo foi passando, a venda de roupas para bebês começou a perder a atratividade. Porém, parar de empreender não era uma possibilidade.
“Quando eu vim, fazia coisas de bebês. Mas aqui eu não vendo nada de bebê. Tive que mudar totalmente os meus produtos. Agora vendo mais para mulheres. São nécessaires, bolsas, porta celular, esse tipo de tipo de coisa”, comenta Tati.
Além disso, o fato de Tati contar com indicações frequentes das clientes colaborou para superar o começo dificultoso, natural de um empreendimento inicial.
“Eu tive muita indicação de pessoas. As pessoas gostavam do meu trabalho. Por exemplo: janeiro, para quem trabalha com Instagram, é o pior mês. E o que eu comecei a fazer? Coisas de escola! E aí eu tinha trabalho porque todas aquelas mães que estavam com as crianças na escola, começavam a me pedir coisas também. Então eu comecei a ter mais encomendas em janeiro”, relembra.
Atualmente, o negócio de Tati Spazziano conta com várias parceiras em vendas no local. De acordo com ela, “a coisa foi acontecendo assim”.
“Não foi uma coisa muito planejada. Foi assim que eu vim parar aqui. A gente sabe que nem tudo são flores”, complementa.
Perspectivas para empreender no futuro
Além dos ensinamentos que o projeto Loja Colaborativa lhe proporcionou, a decisão ao futuro de Tati é continuar e ter uma loja própria.
“Esse projeto me ensinou muito! Me mostrou como que se faz uma loja colaborativa, como é que se trabalha. A gente tá com uma loja bem legal! O nosso projeto é continuar e ter uma loja aqui – uma loja que seja nossa mesmo”, ressalta a empreendedora.
Em resumo, ao participar da Loja Colaborativa, Tati Spazziano agradece ao Instituto SYN e ao Sebrae, pois mudou em absoluto a vida profissional e pessoal dela.
“Eu tive que me virar e desenvolver outras coisas… tenho que administrar pessoas e hoje já tenho que administrar uma loja. Então eu não tenho nem como agradecer vocês pelo que fizeram. Abriu um horizonte enorme pra mim!”, relata.
Por fim, Tati menciona sobre a motivação que recebe de sua família e dá um recado aos novos e futuros empreendedores.
“Eu acho que tem que acreditar em você. A primeira coisa é acreditar no seu produto. O medo de investir, o medo de não gostar, o medo do que vão pensar… eu acho que tem que acreditar naquilo que você faz, colocar fé e seguir em frente. E também deve prestar muita atenção em tudo, nas oportunidades que você tem porque isso é o mais importante”, finaliza.
Confira mais sobre o trabalho de Tati Spazziano nas redes sociais e da loja colaborativa no Shopping Center Lapa: @tatibellababy e @mixpresentesartesanais.