Nova edição do projeto Trampo Jovem espera receber 180 alunos ao longo de 2022

A co-fundadora e diretora, Analu Ribeiro, conta que o “Trampo Jovem” traz um olhar na construção de novos ecossistemas de empregabilidade no Brasil. “A forma da gente fazer isso é apoiando a juventude por meio da educação e desenvolvimento integral da juventude, preparando eles para o mercado de trabalho e fortalecendo as potências de cada um”.

Segundo a Analu o Trampo Jovem foi criado em 2020 totalmente virtual e desde então formou 100 jovens em 9 estados do Brasil. O objetivo dessa capacitação é impactar a juventude residentes em territórios onde a SYN Prop Tech atua. Neste ano serão realizadas mais três edições do programa. A expectativa, segundo a Analu, é formar 60 jovens por edição, totalizando 180 jovens concluindo a formação.

“Este programa é uma preparação para o mercado de trabalho, um preparatório. Entendemos que os empreendimentos do grupo hoje estão com alta demanda e que essa parceira com o Instituto SYN favorece buscar profissionais para atuarem dentro dos shoppings. A gente pode conectar essas duas partes – o jovem que está buscando oportunidade e o próprio Grupo SYN, que está buscando esses profissionais e não conseguem encontrar jovens capacitados”, afirma Analu.

Formação

Em 2020 foi desenvolvido um curso para atender tanto o aluno como a empresa. Com duração de até 3 meses, as fases do programa são:

  • articulação e atração, onde é feito o recrutamento de jovens no entorno onde a SYN Prop Tech atua e que queiram ingressar no varejo;
  • formação é a segunda fase, com foco na capacitação e empoderamento dos jovens;
  • e por fim, empregabilidade, fase em que é realizada a conexão entre a empresa e o jovem já capacitado.

Durante o processo, o aluno é acompanhado por um facilitador, voluntário da própria instituição, e recebe materiais e indicações de livros ou vídeos que buscam aumentar o conhecimento e objetivo de carreira.

“Aulas ocorrem sempre ao vivo, com facilitadores e o aluno recebem apoio no que diz respeito a engajamento e sustentação para garantir que eles são capazes. Isso é uma forma de não desistência do programa”, destaca Analu. Segundo a diretora da instituição, os alunos são acompanhados e conectados a uma das vagas de trabalho no Grupo SYN, sendo a demanda das vagas aumentam conforme datas comemorativas (Dia das Mães, dos Pais ou Natal). É sempre dado o suporte ao jovem e, se por ventura ele não conseguir, ele é conectado a outras vagas disponíveis de outros parceiros da instituição.

Parceria entre Aporé e Instituto SYN

Analu ressalta que a parceria entre a Aporé e o Instituto SYN busca fortalecer a marca de ambos, e impactar mais jovens com o programa. “Falando no ponto de vista dessa parceria, existe muito mais possibilidade de apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, que buscam uma oportunidade de primeiro emprego. O nosso instituto entra muito forte nessa conexão entre jovens, formação e trabalho”, ressalta.

Ela ainda diz que os jovens beneficiados com o programa terão um impacto transformador. “Os benefícios do programa é que os jovens sairão mais capacitados, gerando um impacto transformador, valorizando a experiência de trabalho. Isso tudo traz fortalecimento do pilar de empregabilidade do Instituto SYN”.

O recrutamento do curso ocorre por meio presencial, onde a SYN possui empreendimentos – focando em jovens em situação de vulnerabilidade social.