Empregabilidade: Instituto Reciclar e Instituto SYN firmam nova parceria para dar sequência à formação de jovens para o mercado de trabalho

Com apoio do Instituto SYN, o local segue atualmente com 200 jovens atendidos. De acordo com o diretor-presidente da Reciclar, Carlos Lima, a maioria dos alunos faz parte da periferia de São Paulo ou mora no entorno da instituição.

O que é a Reciclar

O Instituto Reciclar é uma organização fundada há 27 anos, com o objetivo de trabalhar com a formação de jovens para o mercado de trabalho, no contraturno da escola pública. O foco do curso está nos alunos de 15 a 18 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social.

A definição da formação é socioemocional e técnica, com foco em geração de renda e empregabilidade após a participação no programa. Em 2015, a reciclagem – base de metodologia de educação – já não era mais o foco principal da instituição. A Reciclar alterou conforme a mudança no que a sociedade enxerga por “reciclagem” – tendo agora a base principal na empregabilidade do jovem.

“A gente continua formando o jovem para o mercado de trabalho, porém agora com metodologia e de projetos construtivista. Esse jovem consegue desenvolver habilidades socioemocionais e técnicas no dia a dia, não mais pela oficina de reciclagem, e sim pela empregabilidade”, diz Carlos Lima.

As 4 fases do programa

As quatro fases do programa são: oficina, projeto de vida, curso técnico e mentoria e apoio à empregabilidade. Em “oficinas criativas”, o jovem desenvolve projetos práticos, em modelo construtivista, sempre buscando a formação de projetos reais que ele possa colocar em prática. Na segunda etapa, chamada de “mentoria”, que dura nos 2 anos do curso, um voluntário acompanha o jovem em encontros mensais em processo de inclusão produtiva e outras questões, como vocações, anseios e necessidades do projeto de vida a serem construídos.

O “projeto de vida” é desenvolvido ao longo de todo o período do jovem dentro da Reciclar. Ele tem o intuito de, no primeiro ano, despertar as vocações dos jovens, para que entendam quais profissões e carreiras são mais interessantes a eles. A outra etapa é o “curso técnico” da Reciclar, que além de trabalhar diretamente com atividades de oficina criativa e projetos de vida, faz com que o aluno estude numa escola de referência.

“Temos um exemplo: os jovens formados que escolhem a área de saúde saem da Reciclar e recebem uma bolsa numa escola técnica de referência. Então eles vão ter uma formação técnica na área escolhida, numa das melhores escolas de São Paulo. Isso faz toda diferença no processo de currículo, aprendizado e na geração de emprego dele para o futuro. Isso é o ponto-chave” destaca Lima.

Ao finalizar o curso, o aluno é acompanhado na inserção ao mercado de trabalho. Os formandos são inseridos no banco de talentos da instituição e são encaminhados para empresas parceiras da instituição, focando na área em que estudaram.

“Hoje 96% dos jovens formados na Reciclar entram no mercado de trabalho após a conclusão do curso. A gente tem parcerias desde hospitais, laboratórios, indústrias e grandes ou pequenas empresas. Pode ser para jovem aprendiz ou efetivo – depende da necessidade do formando e da empresa, além do perfil de curso técnico”, diz.

Parceria com o Instituto SYN

“O Instituto SYN é um dos parceiros mais organizados do Reciclar e possui o conhecimento técnico sobre o seu investimento social. Consegue a partir disso colaborar conosco na formação direta dos jovens e, além de tudo, colaborar com a própria gestão organizacional do Reciclar”, ressalta com felicidade Carlos Lima, sobre a parceria do Instituto SYN e a Reciclar.

E continua: “É um instituto que, além de financiar todos esses processos que a gente comentou, também é responsável por nos ajudar no dia a dia de forma indireta com melhorias contínuas de gestão e acompanhamento da organização. A parceria de ambos é um dos maiores investimentos sociais do Grupo SYN”.

Participação e seleção

O processo de seleção é aberto ao público. Para participar, é preciso estar estudando em escola pública e ter de 15 a 16 anos. Serão avaliados os dados socioeconômicos e assistenciais do aluno. Logo após, são realizadas oficinas e entrevistas individuais e com familiares, explicando o propósito da formação para o jovem no curso. O cadastro já está disponível no site: https://www.reciclar.org.br/pt/inscricao/cadastro/Inscricao (atenção as datas do curso e de seleção).