Lojas Colaborativas | Inscrições Abertas

Nova edição do programa do Instituto SYN vai selecionar empreendedores para ocupação de lojas colaborativas entre agosto de 2025 e janeiro de 2026. Inscrições abertas de 26 de maio a 6 de junho.

O Instituto SYN, em parceria com o Sebrae-SP e o Instituto Ecoar, abriu as inscrições para a nova edição do projeto Junto & Misturado, iniciativa de impacto social que une capacitação gratuita em empreendedorismo e uma experiência prática de seis meses no varejo físico. As inscrições vão de 26 de maio a 6 de junho, e os selecionados atuarão nas lojas colaborativas do projeto de agosto de 2025 a janeiro de 2026.

Espaço de venda em shoppings da capital e do ABC

Os participantes terão a oportunidade de comercializar seus produtos em lojas colaborativas localizadas dentro de shoppings administrados pela SYN: Grand Plaza Shopping (Santo André), Shopping Cidade São Paulo (Av. Paulista) e Tietê Plaza Shopping (Zona Norte de São Paulo). As lojas são espaços estruturados para impulsionar pequenos negócios autorais, promovendo visibilidade, profissionalização e geração de renda.

Formação empreendedora completa e gratuita

Além do espaço físico, os selecionados passam por uma jornada de formação promovida pelo Sebrae-SP, com conteúdos sobre gestão financeira, marketing, precificação, vendas, atendimento ao cliente e desenvolvimento pessoal. O foco do programa é apoiar microempreendedores – principalmente mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade – a desenvolverem seus negócios com autonomia e propósito.

Impacto comprovado e histórias inspiradoras

Desde 2021, o Junto & Misturado já beneficiou mais de 200 empreendedores, com resultados concretos: aumento de vendas, fortalecimento de marcas próprias e até mesmo a abertura de lojas independentes após a participação no programa. Os negócios selecionados incluem moda, acessórios, arte, decoração, cosméticos naturais, entre outros segmentos criativos.

Segundo Grasiela Caldeira, Coordenadora de Responsabilidade Social do Instituto SYN, o objetivo é “dar visibilidade, dignidade e oportunidades reais para quem quer empreender, com propósito e impacto social positivo”.

Como participar

Os interessados devem se inscrever através do formulário de inscrição. A seleção inclui análise do perfil do negócio e de seus produtos, entrevistas e critérios de impacto social. As inscrições estão abertas exclusivamente para novos participantes.

Período de inscrição: 26 de maio a 6 de junho de 2025
Duração do ciclo nas lojas: agosto de 2025 a janeiro de 2026
Locais: Grand Plaza Shopping, Shopping Cidade São Paulo e Tietê Plaza Shopping (todos administrados pela SYN)