Empreender com propósito: O desafio e a realização de duas mulheres criativas 

Débora Rodrigues e Maria do Socorro Pontes Teixeira têm trajetórias bem distintas, mas um destino comum: o empreendedorismo criativo. Enquanto Débora trocou a agitação da Educação Física pela arte da costura, Maria do Socorro encontrou nos aromas terapêuticos a chave para um novo começo.   

Débora Rodrigues: Da Educação Física à costura criativa – Transformando um hobby em profissão 

Débora Rodrigues, 53 anos, descobriu na costura criativa uma nova paixão, que a ajudou a encontrar equilíbrio após um período de vida acelerada. Formada em Educação Física, ela sempre esteve em movimento, no entanto, durante uma consulta médica, um alerta sobre seu ritmo de vida acelerado fez Débora repensar sua rotina. O médico sugeriu que ela buscasse uma atividade fora de sua profissão, algo que lhe trouxesse mais tranquilidade. Foi aí que a costura criativa entrou em sua vida. 

(Foto: divulgação Débora Rodrigues)

“O começo foi como um hobby. Eu precisava de algo para desacelerar, e a costura foi a terapia que encontrei. Mas, com o tempo, fui me apaixonando cada vez mais pela liberdade de criação”, conta Débora. Motivada pela curiosidade e pelo prazer de aprender, ela começou a se especializar por meio de cursos e aperfeiçoamento, até que a costura, que começou como um passatempo, virou um negócio sério. 

Hoje, Débora trabalha de forma mais profissional há cerca de cinco anos, com peças que fazem sucesso entre seus clientes, como os porta-passaportes personalizados. Eles são oferecidos em três versões: individual, casal e família, com temáticas relacionadas a viagens. Outro destaque são os nécessaires em formato de cestinha, que se tornaram populares pela praticidade tanto para viagens quanto para o dia a dia. 

Embora tenha começado sua trajetória como empreendedora impulsionada pelos elogios aos seus produtos, Débora reconhece que foi a necessidade de se profissionalizar que a fez se aprofundar nesse novo caminho. “Quando vimos que o produto estava ganhando mais reconhecimento, senti a necessidade de evoluir, me especializar e seguir em frente como empreendedora.” 

Para Débora, a participação na Loja Colaborativa do Grand Plaza é uma grande oportunidade. “Sempre atendemos online, então estar aqui pessoalmente é uma chance de mostrar o nosso trabalho de forma mais próxima ao público, sentir a reação das pessoas e aprender com a troca de experiências”, compartilha ela, animada com a possibilidade de crescimento. 

Sua dica para quem tem vontade de empreender, mas sente insegurança, é simples e direta: “Procure profissionais que possam orientá-lo (a) de forma clara e coerente. E lembre-se: você é única, mostre seu talento!” 

Siga o trabalho de Débora no Instagram: @deborarodriguesateliedecriacao 

Maria do Socorro Pontes Teixeira: Aromas e Terapias  

Maria do Socorro Pontes Teixeira, 52 anos, sempre teve uma conexão profunda com o mundo dos óleos essenciais e vegetais. Após 15 anos trabalhando no ramo de terapias corporais, ela decidiu mudar de direção e se lançar no empreendedorismo, criando um negócio próprio. A vontade de empreender já estava presente em sua vida, mas foi ao deixar a empresa onde trabalhou por tanto tempo que ela viu uma oportunidade real de concretizar seu sonho. 

(Foto: divulgação Maria do Socorro Pontes Teixeira)

Maria abriu o Spa Relicário e a marca Relicário Art Aroma, que oferece produtos aromaterápicos feitos artesanalmente, como velas aromáticas de cera de coco e águas para lençóis que auxiliam no relaxamento e na melhoria da qualidade do sono. A paixão pela aromaterapia é clara em seu trabalho, com o objetivo de proporcionar bem-estar tanto aos clientes que utilizam seus produtos quanto aos que recebem suas terapias. 

“Eu sempre sonhei em ter meu próprio negócio. Quando você tem um sonho, precisa colocar ele em prática. Só assim saberá se vai dar certo”, diz Maria. Ela acredita que, para alcançar o sucesso, é preciso unir sonho, desejo, ação e fé, sempre com muita coragem para seguir adiante. 

A participação na Loja Colaborativa do Tietê Plaza, para Maria, é uma oportunidade não só de vender seus produtos, mas também de expandir a marca e conquistar o reconhecimento que ela merece. “Além das vendas, minha expectativa é abrir portas para ampliar o alcance da marca e ganhar mais visibilidade.” 

Ela também compartilha um pouco mais sobre sua trajetória: “Além de ser artesã de produtos aromaterápicos, sou empreendedora no ramo de spa, onde aplico técnicas de massagem, estética e Yoga. Os dois projetos caminham juntos, com o mesmo nome e com o propósito de promover o bem-estar das pessoas.” 

Siga o trabalho de Maria no Instagram: @sparelicario