Loja Colaborativa Junto & Misturado: o sonho do próprio negócio

Loja Colaborativa Junto & Misturado: empreender para curar
Fotos divulgação

Em fevereiro, uma nova turma de empreendedoras e empreendedores inicia sua jornada nas Lojas Colaborativas Junto & Misturado. Localizadas nos shoppings Cidade São Paulo, Grand Plaza e Tietê Plaza, nesta edição, as três lojas recebem 54 microempreendedores que terão a oportunidade de administrar seu próprio negócio por seis meses.  

O programa, realizado pela parceria entre Sebrae, Instituto Ecoar e o Instituto SYN, oferece suporte aos participantes desde a capacitação inicial e conta com acompanhamento contínuo. 

No conteúdo de hoje, vamos conhecer três empreendedoras que sonhavam em abrir o próprio negócio e que agora, estão realizando esse objetivo com o programa. Confira! 

Jornada de autoconhecimento e conexão  

Beatriz Emiliano Maciel, de 31 anos, sempre se sentiu desconfortável no ambiente de trabalho tradicional (CLT). Ela sentia a necessidade de fazer algo que trouxesse mais realização. 

Quando descobriu o universo das velas artesanais, Beatriz encontrou uma forma de se conectar consigo mesma. Foi neste processo pessoal e de autoconhecimento, que nasceu a Aura & Luz.  

Beatriz Emiliano Maciel
Beatriz Emiliano Maciel (divulgação)

“Fiz um curso de velas artesanais em setembro de 2024, inicialmente como uma forma de terapia. Foi um processo incrível, onde cada fragrância e cada detalhe me ajudavam a desacelerar e me conectar comigo mesma”, relembra Beatriz. 

Com a experiência adquirida, no Natal de 2024, Beatriz decidiu vender algumas velas e, para sua surpresa, o retorno foi incrível. Foi quando ela percebeu que poderia transformar essa paixão em um negócio, e desde então, vem criando velas que proporcionam significado, energia e aconchego aos clientes. 

Dentre os principais produtos que vende, o destaque fica para as velas de aromaterapia, desenvolvidas com fragrâncias cuidadosamente selecionadas para proporcionar bem-estar, aliviar o estresse e trazer equilíbrio.  

Outro produto que performa bem, segundo a microempreendedora, são as velas de energia positiva, uma coleção especial com velas que representam paz, alegria, amor e sucesso.  

Para quem deseja empreender, Beatriz aconselha: “Comece com o que tem e aprenda no caminho. A ação vem antes da confiança!”. 
 
Durante o período na Loja Colaborativa do Tietê Plaza, Beatriz espera expandir a Aura & Luz, fazer novas conexões e ver como suas velas podem transformar o ambiente das pessoas. Seu objetivo é conquistar novos clientes e parceiros.  

Para saber mais sobre o trabalho de Beatriz, siga @auraeluz_ no Instagram.  

Transformando arte em negócio  

Patrícia Kimiyo Sakano, de 53 anos, levou seu negócio à Loja Colaborativa do Shopping Cidade São Paulo. Sua trajetória empreendedora começou com um sonho, mas foi o incentivo da família e dos amigos que a fez dar o primeiro passo.  

Em setembro de 2024, ela formalizou seu MEI e passou a vender seus produtos de forma mais estruturada, transformando a paixão pelo trabalho manual em um negócio oficial.

lojas-colaborativas-SCSP--dangoecodesign

“Sempre sonhei em empreender, mas não tinha coragem. Aos poucos, com o apoio de quem estava ao meu redor, fui ganhando confiança para tornar isso realidade”, conta Patrícia.

Dentre os principais produtos que vende, estão as bolsas de linho com alça em macramê, feitas artesanalmente, produtos elegantes e criados a partir do design sustentável. Outro destaque são os colares autorais, criados a partir de retalhos de madeira reaproveitados de marcenaria, biscuit e cerâmica fria. 

Para quem deseja empreender, Patrícia dá uma dica prática. “Vai com medo mesmo! Mas busque informação, prepare-se e tenha resiliência para seguir em frente”.  

Sobre sua experiência na Loja Colaborativa, ela espera “aprender, trocar experiências e fortalecer o espírito de colaboração entre os empreendedores”.  

Para conhecer mais sobre o trabalho de Patrícia, siga @dangoecodesign no Instagram.  

Enfrentando medos pelo sonho do próprio negócio 

Cristina Aparecida Fernandes de Oliveira, de 45 anos, é uma das microempreendedoras da Loja Colaborativa do Tietê Plaza.  

Ela revela que sempre sonhou em ter sua própria marca. Após anos trabalhando em ateliês, sem o reconhecimento que desejava, Cristina decidiu que era hora de criar algo seu. Em outubro de 2023, deu o primeiro passo e abriu o seu MEI, mesmo enfrentando inseguranças e os desafios de ser diagnosticada com TDAH.

Cristina Aparecida Fernandes de Oliveira
Cristina Aparecida Fernandes de Oliveira (divulgação)

“Às vezes, dá vontade de largar tudo e voltar correndo para casa, mas sigo adiante porque quero provar para mim mesma que sou capaz”, compartilha. 

Dentre os principais produtos que vende, está o Headpiece, uma peça delicada e cheia de personalidade, usada na testa como uma tiara de fada e o Earcuff, um acessório moderno, com uma base metálica, preso por trás da orelha e que traz um toque único ao visual. 

Para quem deseja empreender, mas sente insegurança, Cristina diz: “Mesmo com medo, siga adiante. Se eu não ousar dar o primeiro passo, a resposta já estará escrita como um ‘não’.” 

Para o período na Loja Colaborativa, ela deseja aprender e expandir as vendas. Conheça mais sobre o trabalho de Cristina, seguindo @kalon_ofc no Instagram.  

Muito mais que uma loja  

A Loja Colaborativa Junto & Misturado não é apenas um espaço de vendas, mas um ambiente de aprendizado, conexão e realização de sonhos.  

Inauguração novas empreendedoras Loja Colaborativa Junto & Misturado no Tietê Plaza
Inauguração novas empreendedoras Loja Colaborativa Junto & Misturado no Tietê Plaza (divulgação)

Com diferentes histórias, desafios e paixões, cada empreendedor que passa por aqui encontra uma oportunidade única de transformar sua trajetória e fortalecer seu negócio.  

Ao longo dos próximos meses, essas e outras marcas irão crescer, se reinventar e mostrar que, com determinação e apoio, é possível tirar um sonho do papel e transformá-lo em realidade.