Loja Colaborativa Junto & Misturado: histórias do Shopping Cidade SP – 3a parte
No quinto conteúdo especial sobre as vivências das empreendedoras e empreendedores do programa Lojas Colaborativas Junto & Misturado, trazemos as histórias de mais 5 empreendedoras da Loja Colaborativa localizada no Shopping Cidade São Paulo.
O programa (que nesta edição conta com 56 microempreendedores) é uma iniciativa feita pela parceria entre Sebrae SP, Instituto Ecoar e o do Instituto SYN, e acontece nos shoppings Cidade São Paulo, Grand Plaza e Tietê Plaza.
Confira a seguir estas trajetórias incríveis de empreendedorismo.
De necessidade à paixão
Fabiana Scatamburlo Botelho, de 42 anos, encontrou no artesanato a oportunidade de uma nova carreira durante a pandemia. Após perder o emprego, aprendeu a costurar e uniu forças com sua irmã, que já trabalhava com laços e colares.
Assim nasceu o Ateliê da Analu Artesanatos. Designer de formação, Fabiana desenvolveu a marca e reformulou seus produtos para focar exclusivamente em acessórios pet. “A experiência na loja colaborativa e o contato com outras artesãs têm sido enriquecedores”, afirma.
Entre os produtos de destaque estão as bandanas pet (disponíveis em diversos tamanhos) e os slings, bolsas práticas para levar os pets a qualquer lugar. Cada item é projetado com carinho, visando a funcionalidade e o estilo.
Fabiana admite que empreender foi uma necessidade, mas hoje não se imagina fazendo outra coisa. Sua dica para quem está começando? “Persistência e muita garra para encontrar o caminho certo”.
Durante seu período na Loja Colaborativa no Shopping Cidade de São Paulo, ela espera crescer como artesã, ampliar sua rede de contatos e abrir portas para futuras experiências.
Acompanhe o trabalho do Ateliê da Analu Artesanatos no Instagram: @ateliedaanaluartesanatos.
Artesanato e aromaterapia
Tatiana Gisondi tem 49 anos e transformou sua paixão por encadernação e aromaterapia em um negócio criativo. Sua trajetória empreendedora, que começou com a produção artesanal de cadernos para uso pessoal, logo se transformou em encomendas.
Sua entrada no segmento de produtos aromáticos veio após concluir um curso de aromaterapia, ampliando ainda mais seu portfólio.
Entre seus principais produtos, o destaque vai para os cadernos com capas de papel kraft bordadas. Um produto que une as técnicas de encadernação artesanal, e bordado em papel, oferecendo um toque único e delicado. Além disso, os sachês aromáticos feitos com cera mix e essência também são muito procurados pelos clientes.
Tatiana iniciou seu negócio por necessidade de complementar a renda e hoje, vê no empreendedorismo uma oportunidade de crescimento. Sua dica para quem pensa em empreender é clara: “Se informar, estudar e planejar o seu negócio pode ajudar a fazer escolhas mais assertivas e seguras”.
Com a Loja Colaborativa no Shopping Cidade São Paulo ela projeta: “Estar em um local tão bem localizado me permite alcançar diferentes públicos e testar a aceitação dos meus produtos”.
Conheça o trabalho de Tatiana e suas marcas no Instagram:
@inspiraroma_atelie e @laracrafftoficina.
Promovendo a sustentabilidade
Denise Cristiane Bruno, de 45 anos, encontrou no empreendedorismo uma forma de alinhar suas convicções pessoais com a criação de produtos únicos e sustentáveis. Desde 2008, sua marca busca fugir dos métodos tradicionais de produção industrial, promovendo práticas que respeitam o meio ambiente e a vida animal.
Formada em Design de Produto, Denise se inspirou em sua conexão com a natureza e no aprendizado sobre o ciclo de vida dos materiais. Com isso, criou um negócio que transforma aparas e resíduos em produtos inovadores.
Seu portfólio inclui desde ecojoias feitas com papel reciclado, embalagens (e até pó de café reaproveitado), a objetos decorativos e utilitários que utilizam galhos e lascas de árvores descartadas. Outra vertente de sua criação são as ilustrações em grafite e aquarela. O trabalho ganha vida em itens de papelaria reciclada.
Denise sempre sonhou em empreender, não por necessidade, mas pelo desejo de expressar sua criatividade de maneira autêntica e original. Sua dica para quem deseja abrir um negócio é clara: “Você é a representação daquilo que quer ver no mundo. Deixe o seu sonho guiar seus passos e busque orientação para a parte que ainda não sabe”.
Atuando na Loja Colaborativa, Denise espera continuar aprendendo sobre seu público, ampliar conexões e explorar novas possibilidades para seu trabalho, além, é claro, de promover suas vendas.
Conheça mais sobre o trabalho de Denise no Instagram: @ekoadesign.
Reciclando novas possibilidades
Margarete Francisco Salorno, encontrou no trabalho artesanal uma forma de unir sustentabilidade e criatividade. Aos 58 anos, ela comanda o Atelier Margarida, onde transforma materiais recicláveis, como vidros de janelas e garrafas, em peças únicas e cheias de significado.
O negócio começou após Margarete sair de um emprego e se voluntariar em uma ONG. Lá, ela teve seu primeiro contato com o vidro e se apaixonou pela versatilidade do material.
O empreendimento (que inclui também a produção de biojoias com folhas naturais encapsuladas em cobre), surgiu como uma consequência natural desse amor pela reciclagem e hoje é sua principal atividade.
Entre os produtos mais vendidos no Atelier Margarida estão os brincos artesanais e as biojoias, que combinam a delicadeza da natureza com técnicas de reaproveitamento de materiais.
Margarete acredita que empreender foi um caminho transformador e que começou por uma oportunidade. Participando da Loja Colaborativa no Shopping Cidade São Paulo pela segunda vez, A empreendedora tem a expectativa de testar a aceitação de uma nova linha de produtos, aprender com as parceiras e aproveitar ao máximo a experiência.
Conheça mais sobre o trabalho de Margarete no Instagram: @atelier_margarida.
Artesanato como paixão
Rita de Cassia Aranha Nucci, de 53 anos, sempre teve o artesanato como parte de sua vida. Inspirada por sua avó Duzolina, começou a fazer crochê ainda criança, aos 6 anos de idade. Hoje, ela comanda a Margherita Artesanato, levando encanto aos clientes em cada peça criada.
Após anos trabalhando no setor privado, em 2010 Rita decidiu mergulhar de vez no universo do artesanato, iniciando sua participação em feiras e bazares. Essa transição gradual para o empreendedorismo consolidou-se em 2011, quando Rita abriu oficialmente sua empresa.
Entre os produtos mais populares estão os amigurumis personalizados – bonecos feitos à mão com muito cuidado, frequentemente recheados com chocalhos que encantam clientes de todas as idades.
Rita também se destaca pela confecção de enxovais de bebê, como casaquinhos e sapatinhos de tricô e crochê, que despertam memórias afetivas por meio do trabalho artesanal.
A empreendedora acredita que o segredo para um negócio de sucesso está na dedicação. “Faça tudo com muito amor, pois isso é transmitido do nosso coração para as nossas mãos”, ressata.
Durante sua participação na Loja Colaborativa, ela espera ampliar a divulgação de sua marca, conquistar novos seguidores e encantar ainda mais clientes com seu trabalho.
Acompanhe suas criações no Instagram: @margheritaartesanato.
Além da loja
As Lojas Colaborativas Junto & Misturado vão além de apenas um espaço para vendas, elas funcionam como um local para micro e pequenos empreendedores, como as mulheres que fazem parte da loja no Shopping Cidade São Paulo, terem maior visibilidade, ampliarem seu portfólio de clientes e desenvolverem seu negócio.
É uma oportunidade única e enriquecedora que oferece aprendizados e experiências valiosas, proporcionando o crescimento pessoal e profissional desses empreendedores.