Notícias ISYN

Parceria entre Joule e o ISYN, o aluno tem a chance de participar do Mentores que Transformam

Com duração de aproximadamente 3 meses, pode participar jovem de qualquer lugar do país

Localizado em São Paulo (SP), o Instituto Joule atua conectando e desenvolvendo pessoas, principalmente para aqueles que se encontram em vulnerabilidade social. A ideia é atender jovens de todo o país, por meio de mentorias online. O Joule é um dos parceiros do Instituto SYN e atende jovens de 16 a 20 anos.

A cofundadora da instituição, Shirley Shneider, acredita que as mentorias ajudam transformando a vida do jovem, além de desenvolver os voluntários que auxiliam os alunos a crescerem. O programa tem início na pré-seleção, onde são realizadas entrevistas para a preparação das mentorias. “A gente faz uma seleção desse jovem no nível de engajamento dele, da história de vida dele, do quanto ele quer vencer através da educação, selecionamos e preparamos este jovem para a mentoria”, explica Shirley.

Além do aluno, o futuro mentor também passa por uma preparação. “Ao mesmo tempo que a gente tem a capacitação de alunos, fazemos uma pré-seleção de voluntários capacitando eles no que é o programa; o tratamento ao jovem; a mentoria e de como ela pode dar certo. Depois do treinamento é feita uma conexão entre jovem e o mentor, onde eles deverão trabalhar em conjunto por 12 semanas no desenvolvimento do trabalho”, expressa a cofundadora.

Objetivos da mentoria

O início da carreira é uma fase de muita escolha e insegurança, pois o jovem se depara com o desafio tanto de entender suas habilidades e vocação, quanto de buscar uma colocação no mercado de trabalho. “O autoconhecimento e empoderamento do jovem em busca do potencial é o principal objetivo do programa. E do outro lado o mentor sai do programa com melhor bem-estar, e aprende com a diversidade e o olhar do jovem”, conta Shirley.

Logo depois do programa, o Joule acompanha os alunos assim que a mentoria é finalizada, de dois meses até 1 ano. O objetivo é entender se aquele plano ao qual o jovem imaginou está sendo realizado. Este é um dos indicadores pós-curso.

Quem participa como mentor, também vivencia e desenvolve importantes habilidades, que vão auxiliar em sua própria carreira. Além do apoio crucial para os jovens nesse importante momento de definição do futuro profissional, a atuação como mentor desenvolve na prática habilidades de liderança e gestão de pessoas, além de trabalhar várias competências socioemocionais.

A parceria entre o Joule e o Instituto SYN

Este é o segundo ano do Instituto SYN com o Joule apoiando o “Mentores que Transformam”. Shirley diz que no ano passado 30 jovens foram atingidos pelo curso onde o Grupo SYN atua. “Isso foi muito legal, porque a gente viu jovens que conseguiram uma contratação dentro do grupo, por terem participado do programa. Essa parceria tem impactado os jovens e os mentores, e o objetivo é chegar a mais pessoas neste ano, contar mais histórias e impactar mais pessoas”, destaca.

Em números, este programa do Joule já atingiu 400 cidades, com mentores espalhados pelo Brasil e 21 países, formando 5 mil alunos. A meta da instituição é chegar até 2023 em 10 mil jovens formados.

“O instituto fez muita diferença na minha vida e na dos meus amigos. Sim, estou trabalhando, e após finalizar a mentoria indiquei para sete amigos e quase todos conseguiram na primeira oportunidade”, conta Tassio Garcia, ex-aluno e residente na cidade de Medianeira – Paraná.

Quem pode participar

O jovem que tiver interesse em participar do programa deve ter entre 16 a 20 anos; estar frequentando a escola ou faculdade; e o mais importante é ter total dedicação e comprometimento no desenvolvimento do curso nas doze semanas. As inscrições são através deste site: institutojoule.org/programas/jovens/.

Se o voluntário tiver interesse em participar, seja pela SYN ou como público externo, deverá inscrever-se pelo site do Instituto Joule (institutojoule.org/mentores/).  Será feita uma pré-seleção do futuro mentor, considerando a expectativa, o interesse, propósito e valores, além do mapeamento geral. Após isso, será realizado um minicurso para a mentoria na capacitação do voluntário.

Confira a agenda deste ano do programa na SYN

  • O programa tem a duração de 12 semanas. Mentor e mentorado fazem 1 reunião por semana de até 1 hora, de acordo com o melhor horário disponível para ambos.
  • O parceiro do Instituto SYN, o Joule, faz todo o processo seletivo dos jovens para compor as duplas de mentor e mentorado de forma a melhor aproveitar o conhecimento do mentor com os objetivos profissionais do jovem.
  • O resultado é uma rica troca, que gera aprendizado e experiência para ambos.

Webinário de Abertura e treinamento de mentores: 4 de abril
Webinário de Compartilhamento de experiências: 5 de maio

Dois Webinários temáticos:
04/05 às 18h: Preparação para processos seletivos
08/06 às 18h: Habilidades e competências do futuro

Webinário de Encerramento: 20 de junho

Nosso estatuto



Todos os direitos reservados - Instituto SYN - 2020 - CNPJ 13.320.441/0001-12