Notícias ISYN

3ª edição do projeto Realidade Empreendedora traz novidades para a capacitação de microempreendedores

O projeto da Associação Aventura de Construir inova com uma etapa mais dinâmica na formação dos pequenos empreendedores

O projeto “Realidade Empreendedora” chega a sua 3ª edição, agora no formato híbrido, com início em abril e duração de 5 meses. As duas primeiras edições, que aconteceram 100% no formato online em 2020 e 2021, tiveram respectivamente 39 e 38 alunos microempreendedores formados e beneficiados pelo projeto, que agora chega nessa nova edição com uma formação com aulas mais dinâmicas na grade. O projeto é uma parceria do Aventura de Construir com o Instituto SYN.

Para esta edição, os colaboradores da Associação identificaram uma necessidade de aulas mais práticas que acompanhem os empreendedores individualmente, fortalecendo a autonomia e a autoestima deles. Nos dois primeiros projetos, a formação era composta por aulas de capacitação e assessoria para os alunos, que agora contarão também com a etapa de plano de negócios e prototipação, colocando em prática a criação de um produto que otimize o trabalho do empreendedor.

Raquel Simão, coordenadora da área de desenvolvimento de projetos na Associação Aventura de Construir, explica a necessidade desta nova etapa. “A prototipação vai ajudar a criar algo, um serviço, um produto, que facilite e otimize o trabalho dele. Essa etapa vai ajudar a partir das aulas e das assessorias, a entender o que ela precisa para o negócio dela melhorar”.

O projeto

Da parceria entre a Aventura de Construir e o Instituto SYN nasceu o “Realidade Empreendedora”, um projeto que busca ajudar empreendedores de baixa renda ou pessoas que queiram iniciar um empreendimento, gerando conhecimento e fortalecendo a autoestima delas. Pensado inicialmente para o modelo presencial, com a pandemia foi transformado e levado para o online, possibilitando que alunos do país inteiro participassem.

“Agradeço imensamente a oportunidade de ter participado do projeto Realidade Empreendedora, onde aprendi passo a passo como melhor estruturar meu negócio e com segurança antes de iniciá-lo, pois tinha dúvidas em relação ao e-commerce, precificação e formalização, mas graças a vocês, que proporcionaram aulas com conteúdos de grande relevância lecionados por profissionais altamente qualificados, sinto-me segura e já estou começando a pôr em prática o que aprendi. Muito obrigada a todos que fazem parte do Aventura de Construir", depoimento da aluna Daniela Verçosa, de Fortaleza no Ceará, que participou do projeto em 2021 e possui um empreendimento de livros e souvenirs na Causa do Autismo.

As atividades feitas no projeto incluem aulas de capacitação, que auxiliam desde as questões básicas às mais complexas relacionadas à tecnologia, marketing e a economia. Os alunos contam também com assessorias, de maneira individual ou em grupos, aprofundando e entendendo suas dúvidas; e por fim as etapas de plano de negócios e prototipação otimizam o trabalho do empreendedor e dão acompanhamento ao acesso a microcrédito com instituições parceiras.

Raquel também explica a importância do Instituto SYN para a realização do projeto durante a pandemia. “O Instituto confiou em nós para fazer o projeto online em 2020 e nós contamos com a presença e participação da Grasiela Marques, do Instituto, que participou das primeiras capacitações, fazendo o contato do financiador com nós, aproximando quem financia com quem participa”, relata Raquel.

Realidade Empreendedora III

A programação terá início a partir de abril e serão 5 meses de acompanhamento que contarão com:

  • 6 semanas de capacitações ao vivo no online (encontros via Zoom, 2 vezes por semana na parte da manhã);
  • 5 semanas de assessorias online ou presenciais (a depender da localização do aluno)
  • 7 semanas para prototipação do empreendimento e elaboração do seu plano de negócios.

> Para participar basta preencher o formulário de inscrição no link

Nosso estatuto



Todos os direitos reservados - Instituto SYN - 2020 - CNPJ 13.320.441/0001-12